ESPECIALISTA FALA SOBRE SOLUÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS
Com 26 anos de experiência na área de planejamento e operação de sistemas logísticos em indústrias de diferentes segmentos, Arthur Hill revelou como a organização e o planejamento de todos os movimentos ao longo da rede logística estabelecida e planejada tem impacto direto no resultado. Ele apresentou exemplos de cases de sucesso e iniciativas de transporte colaborativo em empresas brasileiras. “Não basta planejar. É preciso verificar a produtividade todos os dias, checando se o que o que foi planejado está de fato sendo executado e se isso verdadeiramente está reduzindo os custos”, explicou.
Presidente de duas empresas da área de metalurgia – uma em Petrópolis e outra em Paraíba do Sul – Waltraud Keuper Rodrigues Pereira considerou a apresentação foi bastante didática e objetiva. “Vi que, ao pensar no transporte, não posso analisar apenas o custo do frete. Preciso pensar nas entradas e saídas de mercadorias da empresa. É essencial planejar cada etapa e medir os resultados diariamente”, observou.
A gerente de suprimentos e logística da Dentsply, Maria Fernanda Freitas, também elogiou o evento. “A apresentação de estudos de casos facilitou o entendimento de como as mudanças podem contribuir para a redução dos custos da empresa. Já estamos conversando com nosso operador de importação e exportação. Estamos certos de que vamos avançar nesse sentido”, disse.
O encontro foi realizado a pedido do Grupo de Trabalho de Logística e Cadeia de Suprimentos da Representação da FIRJAN/CIRJ na Região Serrana. “Os resultados superaram nossas expectativas. Reunimos não só os empresários como também os prestadores de serviços (transportadores). A apresentação feita pelo Arthur Hill mostrou a eles, entre outras coisas, uma nova abordagem da gestão do frete. Eles viram como o gerenciamento de custos, do tempo, da carga e descarga, pode influenciar no resultado final do processo. Perceberam que mesmo concorrentes no mercado podem trabalhar em conjunto para reduzir gastos com logística”, finalizou o coordenador do grupo Yassuo Imai Segundo.
Fonte: Sistema FIRJAN – Assessoria de Imprensa Representação da FIRJAN/CIRJ na Região Serrana