PRESIDENTE DO SINDMMEP INTEGRA GRUPO DE EMPRESÁRIOS DA SERRA QUE RENEGOCIA PRAZO DE PAGAMENTO DE EMPRÉSTIMO DO BNDES
Ela foi criada, como resultado de um grande esforço da Federação das Indústrias do Estado o Rio de Janeiro (FIRJAN), para socorrer mais de 4.700 empresas fluminenses que tiveram seus negócios arrasados pela tragédia das chuvas de janeiro de 2011. Os empresários continuam em dificuldades e sem condições de honrar o compromisso.
Eduardo Eugenio apresentou ao secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland de Brito, um estudo da FIRJAN segundo o qual, nos municípios atingidos pela tragédia, a geração de empregos é 44% menor nos anos 2011-2012, em relação ao período 2004/2010.
No estado do Rio, a comparação entre esses dois períodos revela, na contramão, um aumento de 4%. Para complementar os dados, o secretário ouviu os depoimentos dos empresários de Petrópolis Valter Zanacolli Junior, Francisco Orleans e Bragança, Vladimir João Borba e Waltraud Keuper Pereira – que também preside a Representação Regional da FIRJAN na Região Serrana -, e de Jeronymo Coimbra Bueno Filho, empresário de Nova Friburgo.
“Estou muito otimista. Saímos daqui com uma reunião acertada, no BNDES, com técnicos do banco, da FIRJAN e do Banco do Brasil para articular a argumentação que será apresentada ao Conselho Monetário Nacional para defender a prorrogação do prazo de pagamento. O governo se mostrou bastante sensível e interessado. O secretário Holland afirmou que o pleito é justo e que entende as ponderações dos empresários”, afirmou o presidente da FIRJAN.
O Programa Emergencial de Reconstrução dos Municípios Afetados por Desastres Naturais (PER), do BNDES, beneficiou 4.740 empresas de 15 cidades fluminenses atingidas pelas chuvas. Ao todo, foram liberados R$ 583 milhões, com juros baixos e prazo de carência para iniciar o pagamento que vence este ano. É esta carência que está se pedindo que seja maior. A decisão sobre a prorrogação desse prazo cabe ao Conselho Monetário Nacional.
Fonte: www.firjan.org.br