PROJETO IMPULSIONA ESTIMULA INOVAÇÃO NO SETOR METALMECÂNICO
Segundo Nilza Cristina Zwirman, gerente de Especificações de Produtos da CSN, o desafio proposto é na área de geração de coprodutos siderúrgicos do setor da metalurgia do aço. Ela explica que uma empresa siderúrgica integrada, desde a extração de matéria-prima até o produto final, gera diversos produtos ao longo do processo de fabricação.
Nilza esclarece ainda que esses produtos podem ser vendidos como matéria-prima para outras indústrias ou reutilizados internamente de forma sustentável, inclusive em eficiência energética. “O uso de coprodutos contribui para a sustentabilidade da indústria do aço, evitando a deposição de resíduos, reduzindo a emissão de gás carbônico e preservando os recursos naturais não renováveis”, pontua.
A gerente destaca que Impulsiona tem grande importância para a empresa, uma vez que permitirá buscar soluções para um desafio tecnológico próprio: “Envolver outros parceiros no desenvolvimento de produtos, tecnologias ou serviços pode agregar muito valor ao processo de inovação da organização”.
Para Nilza, a expectativa é grande uma vez que, além de permitir um novo modelo de obtenção de solução tecnológica inovadora, proporciona o suporte da FIRJAN em inovação, propriedade intelectual e patentes, treinamentos e geração de conhecimento.
“Desde que iniciamos um grande trabalho em inovação, em 2013, a Federação nos auxiliou em ações, como o 1º Encontro das Empresas Inovadoras. Nesse período, a vivência prática e as boas discussões nos levaram a evoluir e amadurecer muito no assunto”, relembra.
O especialista em Inovação da Federação, Fabricius Garcia, explica que o Projeto Impulsiona é uma forma prática de estimular a transferência tecnológica para a implantação das melhores propostas de inovação. “É uma grande oportunidade para que pequenas empresas, startups, Universidades e Institutos de Pesquisa conheçam as demandas tecnológicas de uma empresa âncora e possam atendê-las, facilitando a realização de negócios e projetos”.
As propostas apresentadas serão avaliadas pela CSN e pela FIRJAN. O resultado será divulgado em março. Mais informações pelo e-mail inovacao@firjan.com.br.
Fonte: www.firjan.com.br