INOVAÇÃO EM PAUTA
Aos empresários, Fabiano Gallindo falou sobre competitividade e inovação. “É essencial que o empresário tenha a consciência da importância de investir em inovação. Essa cultura o fará buscar o melhor caminho para chegar ao seu objetivo. Há recursos públicos e privados, reembolsáveis e não-reembolsáveis, que podem ser utilizados com essa finalidade”, explicou.
Adriana Sêmola, da Santa Mônica, empresa especializada na confecção de cabides artesanais e personalizados, sabe bem que é preciso inovar. Foi dela e da irmã, Cristina Sêmola, a ideia de criar o cabide-visão, peça falante que facilita o dia a dia de pessoas com deficiência visual. O protótipo foi apresentado no início deste ano e, agora, a família trabalha para modificar a peça de forma a torná-la mais acessível.
“Estamos pesquisando pequenas alterações que podem fazer com que o produto fique mais barato. Não queremos que o deficiente visual tenha um cabide, apenas. Queremos que ele tenha vários. Nossa intenção é que o cabide, de fato, faça parte do seu cotidiano”, revelou ela, que esteve no workshop e alertou para a importância de eventos deste tipo.
“Foi em um workshop como esse, promovido pela FIRJAN, que percebi que poderia apresentar o projeto. Eu estava há 20 anos em São Paulo, sabia da existência de editais para estímulo à inovação, mas precisava entender melhor como funcionava o fomento a esses projetos no Rio de Janeiro. No evento, percebei que era possível”, relembrou. O projeto acabou aprovado no edital de Apoio ao Desenvolvimento do Design em Empresas Sediadas no Rio de Janeiro, da Firjan, Faperj e Sebrae-RJ.
Divulgação
Estiveram presentes no evento o secretário municipal de Ciência e Tecnologia de Petrópolis, Airton Coelho, e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Maricá, Leonardo Amando.
Fonte: Assessoria de Imprensa Representação da FIRJAN/CIRJ na Região Serrana