TÉCNICOS DA FIRJAN APRESENTAM NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS APLICAÇÕES PARA O SETOR DE SOLDA EM SEMINÁRIO
Para Rosana Vale, coordenadora do Centro de Referência de Soldagem do IST Solda, o evento promoveu aprimoramento profissional e apresentou de forma mais detalhada o programa de capacitação oferecido pela FIRJAN, que engloba os temas debatidos.
“O nosso Instituto é um dos mais modernos da América Latina. Esse círculo de palestras nasceu justamente pela necessidade de darmos aos alunos e ao público em geral acesso às tecnologias. Os temas foram escolhidos por demanda das próprias empresas. Elas utilizam nossos serviços tecnológicos, mas os profissionais de fora não têm esse acesso. Então a ideia é alinhar o treinamento à utilização das tecnologias na prática”.
Os participantes debateram sobre soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) orbital, um processo que utiliza eletrodo de gás tungstênio e que eleva a produtividade da indústria, apresenta alta reprodutividade e possibilita soldas livres de defeitos. Segundo Rodrigo Eyer Pimenta da Cunha, especialista no Serviço Técnico do IST Solda, a mecanização não substitui o profissional, que passa a ser visto como operador em vez de soldador, mas é preciso conhecer todos os sistemas para fazer as melhores escolhas.
“É importante que o aluno tenha interesse e força de vontade de querer se aprimorar, pois o SENAI oferece curso com profissionais qualificados, estrutura boa, para que ele possa ingressar no mercado de trabalho bem qualificado”, destacou da Cunha, que dá aula de TIG orbital.
Ainda foram apresentadas informações sobre ensaios técnicos e cases para mostrar a importância de testar todos os produtos antes de colocá-los em uso, garantindo a segurança e a durabilidade.
Daniel Neves, aluno do curso de soldagem do SENAI, vê os novos cursos como complemento importante no crescimento profissional: “As aulas auxiliam na formação e também ajudam a entender o que fazemos, os riscos do trabalho”.
Estudantes e profissionais que tiverem interesse em um dos 13 cursos podem se inscrever pelo site do SENAI, que tem todas as informações do programa, ou pelo telefone 0800 231 231.
Fonte: Sistema FIRJAN