Empresas aumentam produtividade ao implantar gestão lean
O programa Gestão Lean, desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), será ampliado para outras empresas ainda este ano. Na última semana, foram apresentados os resultados conquistados por 10 empresas que participaram do projeto piloto.
De acordo com levantamento do IEL, o lean proporcionou uma série de ganhos, de forma geral destacamos o aumento de 30% na produtividade e a redução do prazo de entrega dos produtos de 20 para cinco dias. Além disso, houve redução de estoques em 70% e de movimentação das operações em 90%, enquanto a diminuição das paradas por falta de material chegou a 86,7%.
O programa, que durou oito meses, surgiu de uma demanda do Grupo Metal Mecânico (GMM), com o objetivo de desencadear um melhor posicionamento das indústrias fluminenses no mercado. “O lean precisa estar embasado em propósitos definidos e orientados à criação de valor para o cliente. A partir daí estabelece-se uma relação com as mudanças nos processos e na maneira como o trabalho está organizado”, afirma Myriam Marques, gerente de Capacitação Empresarial do IEL. Segundo ela, por isso, o lean não é apenas a aplicação de ferramentas, deve estar na cultura da organização para gerar a economia e o crescimento.
A gerente destaca ainda que se a empresa olhar apenas para as ferramentas, o ganho será temporário: “Quando a filosofia estiver no DNA, proporcionará crescimento constante, como aconteceu com essas dez empresas. Para este ano, vamos ampliar o programa para outras empresas”.
Criada no Japão e inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota, a filosofia lean é uma forma de gestão que busca a eliminação do desperdício e o foco naquilo que gera valor para o cliente. Dessa forma, a metodologia possibilita o aumento do nível de competitividade da empresa e consequentemente a sua manutenção de forma mais sustentável no mercado.
As empresas participantes do programa piloto foram: Alfa Laval, Cargomax Sistemas para Docas, Croydon, Eletromatrix Indústria Galvânica, Engesystems, Fabrimar, Marcopolo/Ciferal, PWR Mission, Romão Tecnologias e Usimeca.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo e-mail iel@firjan.com.br.
Fonte: Sistema FIRJAN