Indústria 4.0: novos modelos de negócios são apresentados na Firjan
Os desafios e oportunidades da gestão empresarial com o avanço da indústria 4.0 foram debatidos no evento “Inovação e Desafios do Futuro”, realizado pela Firjan IEL em 14/08. O workshop especialistas no assunto, que apresentaram como as lideranças podem refletir e buscar novas habilidades em um cenário onde as tecnologias estão transformando os modelos de negócios, para que as empresas possam se reinventar e sustentar uma gestão nesse contexto.
Allan Costa, cofundador da plataforma de Inovação AAA, definiu transformação digital como o uso da tecnologia para otimizar o desempenho dos processos e alterar o modo como se faz negócios. Robôs, simuladores, integração de sistemas, internet das coisas, segurança cibernética, computação em nuvem, impressão 3D, realidade aumentada e big data são algumas dessas tecnologias. Destacou também que sem propósito e coragem, o profissional não consegue evoluir em seu crescimento.
Já Arno Tomasini, vice-presidente de Operações, P&D e Importação/Exportação da Stihl Ferramentas Motorizadas, ressaltou que os empresários precisam decidir se querem apenas uma fábrica ou uma empresa 4.0: “É preciso digitalizar e otimizar apenas a produção ou todos os departamentos, como o RH? Esse é o primeiro ponto que o empresário tem que optar”. Ressaltou também, que as empresas precisam de líderes que deixem para trás o modelo mental analógico e adotem o modelo 4.0.
Arno Tomasini: empresas precisam decidir se querem uma fábrica ou uma empresa 4.0 | Foto: Vinícius Magalhães |
De acordo com Gil Giardelli, web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, a economia da inteligência artificial (IA), como ele denominou esse novo momento, vai trazer à sociedade ganhos nunca vistos. “Com ela, novos modelos de negócios, baseados na necessidade humana e na experiência, estão sendo criados. Nas profissões de um futuro não muito distante, saber lidar com a IA será essencial e o Brasil precisa ter esse foco”, informou.
Experiência do usuário
Arthur Igreja, cofundador da plataforma AAA, explicou como a inovação disruptiva e a economia compartilhada transformam a experiência do usuário, considerada como ponto fundamental para a era da transformação digital e relevante para que a empresa se mantenha no mercado.
“Muitos pensam, equivocadamente, que os negócios morrem por conta dessas inovações. Na verdade, negócios quase nunca morrem, o que muda é a forma como a empresa entregará aquela experiência ao usuário, que será aperfeiçoada com as novas ferramentas digitais”, explicou. Ele citou como exemplo a evolução da experiência de ouvir música: vinil, fita, CD, MP3 até chegar ao Spotify, que soluciona todos os problemas vivenciados anteriormente.
Ao final do evento, houve o debate com a presença dos palestrantes e do vice-presidente da Firjan, Ricardo Maia, onde foram respondidas as perguntas feitas pelo público participante e chegando ao consenso sobre a importância das pessoas e que as tecnologias não substituirão o homem pois, líderes transformadores sempre serão fundamentais para o sucesso das empresas.
O evento foi realizado pela Firjan IEL, a escola de negócios da indústria. Conheça mais o portfólio de cursos, workshops, palestras e ações que buscam inspirar as lideranças empresariais a vivenciarem métodos de governança e soluções de problemas para estimular o crescimento exponencial de seus negócios.
Fonte: Firjan