Firjan apresenta editais para empresas investirem em inovação
A Firjan reuniu empresas interessadas em desenvolver projetos inovadores com o apoio de duas grandes oportunidades de financiamento: o Edital de Inovação para a Indústria, do SENAI; e o Edital Faperj AgeRio. O evento “Recursos de inovação para sua empresa”, na Casa Firjan, em 21/10, abordou e detalhou as regras dos programas, além de demonstrar como a Firjan pode auxiliar os interessados a executarem suas ideias.
A Firjan é parceira das empresas na captação de recursos e acesso aos editais, prestando apoio tecnológico, por meio de seus institutos, e apoio operacional na escrita dos projetos.
“Não existe desenvolvimento sem inovação aplicada. Nossa proposta nesse evento é entregar as melhores condições disponíveis para uma pesquisa aplicada. Temos produtos para grandes, médias e pequenas empresas. Inovar não é fácil, mas é possível com os canais e parceiros certos”, destacou Alexandre dos Reis, diretor da Firjan SENAI SESI.
Com inscrições abertas desde setembro, o novo ciclo 2019-2020 do Edital de Inovação para a Indústria traz a categoria Aliança Industrial. “A proposta é reunir grupos de empresas que irão compartilhar os riscos financeiro e tecnológico”, explicou Wilker Bastezini, especialista em Desenvolvimento Industrial do SENAI Nacional.
A Aliança Industrial deverá ser composta por, no mínimo, duas empresas, um Instituto SENAI de Inovação ou um Instituto SENAI de Tecnologia. Também podem compor a categoria instituições de ciência de tecnologia (ICT), universidades, startups e outros agentes financeiros.
Outra nova categoria é a Aliança + Produtiva, destinada a empresas participantes do Brasil Mais Produtivo, programa do governo federal que visa elevar a produtividade de processos industriais. A iniciativa do SENAI tem o objetivo de incentivar essas companhias a seguir em busca de outras formas de aumentar a sua produtividade.
Recursos a fundo perdido
Em pré-lançamento, o Programa de Apoio à Inovação em Micro, Pequenas e Médias Empresas no Estado do Rio de Janeiro InovAÇÃO RIO – 2019 é fruto de parceria entre a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e a Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro (AgeRio). Serão destinados R$ 30 milhões para os projetos.
“Trata-se de uma iniciativa inédita, que une subvenção econômica com uma linha de crédito. O Rio é um dos grandes polos de produção de conhecimento do país, e aceitamos o desafio de juntar a cultura da ciência com a cultura empresarial. Espero que essa proposta se propague para o resto do país”, ressaltou Jerson Lima, presidente da Faperj.
Alexandre Rodrigues, presidente da AgeRio, ressaltou que a inovação é fator crucial para o aumento da competitividade e o desenvolvimento sustentável das empresas e da economia. “Inovação significa prosperidade. Queremos disseminar essa mensagem”, disse.
O programa combina recursos provenientes da Faperj com recursos da AgeRio, estimulando a criação de áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em micro, pequenas e médias empresas, visando novos produtos, processos, modelos de gestão e marketing. As empresas devem ser constituídas há pelo menos dois anos. Os pedidos de até R$ 200 mil serão subvencionados pela Faperj, enquanto os demais contarão com até 50% a fundo perdido e o restante financiado pela AgeRio.
“A inovação move a economia, gerando emprego e renda. No contexto da atual crise fiscal, ter um programa como esse é fundamental. É o momento oportuno para os empreendedores trazerem seus bons projetos”, frisou Newton Hamatsu, superintendente de Inovação da Finep.
Apoio da Firjan
A Firjan faz parceria com as empresas para captação de recursos e acesso aos editais, prestando vários tipos de apoio. Os Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia são voltados para aumentar a competitividade das empresas, através da realização de pesquisa aplicada, oferecendo ampla infraestrutura.
“Nosso papel é trabalhar para encontrar respostas e soluções customizadas às demandas colocadas pelas empresas. A Firjan oferece todo o ambiente necessário para promover essa conexão entre entidades governamentais e agências de fomento”, destacou Paulo Furio, gerente de Tecnologia e Inovação dos Institutos SENAI de Tecnologia Ambiental e de Inovação em Química Verde.
Já Tami Vivas, coordenadora de Desenvolvimento de Negócios da federação, explicou o trabalho da Divisão de Captação de Recursos da Firjan. “Nossa razão de existir é fornecer apoio para que as empresas tenham acesso aos recursos disponíveis e possam tirar as ideias do papel”, afirmou.
Edilson Mello, diretor da Chaco Vaco, empresa especializada em coleta de resíduo urbano e madeira, está otimista com as perspectivas apresentadas pelos editais. “Temos a ideia de lançar um produto em breve e vamos estudar os editais para que possamos desenvolver nosso projeto da melhor forma e com a assistência da Firjan”.
Para saber mais, entre em contato com a Firjan. Acesse aqui ou ligue: (21) 99605-7286
Fonte: Firjan