Notícias

Análise de registros sindicais volta a tramitar no Ministério do Trabalho e Emprego 

Suspensa desde o início de 2023, a análise de registros sindicais no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego volta a tramitar a partir de 5 de outubro. Os procedimentos passam a ser averiguados com base em novas regras definidas pela Portaria MTE nº 3472/2023.

Para a nova Portaria, são procedimentos de registro de entidades sindicais:

– solicitação de registro sindical;
– alteração estatutária;
– fusão;
– incorporação;
– atualização sindical; e
– atualização de dados perenes.

Dentre as principais modificações, está o retorno da obrigatoriedade do envio da documentação comprobatória para atualização dos dados perenes, o qual deverá ser analisado dentro de 60 dias.

Vale lembrar que a Portaria anterior (Portaria 671/2021), parcialmente revogada, definia apenas que as entidades sindicais informassem quais modificações estavam realizando, se responsabilizando cível e criminalmente pelas informações prestadas, sem a necessidade de comprovação documental e análise por parte dos servidores, o que garantia um registro mais célere e menos burocrático.

Os demais procedimentos de registro sindical, como ‘solicitação de registro sindical’ e ‘alteração estatutária’, terão o prazo de um ano para serem concluídos pela Coordenação de Registro Sindical.

A Portaria 3472 também criou a autodeclaração de pertencimento da categoria, que é uma declaração com a qualificação completa dos dirigentes sindicais eleitos. Essa declaração será necessária para formalizar o pedido de registro sindical, fusão, incorporação e atualização do mandato da diretoria no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES).

As disposições da nova Portaria terão aplicação imediata a partir de 5 de outubro de 2023, respeitados os atos praticados e as situações jurídicas consolidadas sob a vigência da Portaria 671/2021, que foi revogada parcialmente, apenas no que diz respeito ao capítulo sobre os procedimentos de registro de entidades sindicais.

Por fim, a portaria prevê a suspensão de registros de entidades com diretoria vencida há mais de oito anos, obrigando que os sindicatos mantenham seus registros atualizados.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Gerência Jurídica Trabalhista, através do e-mail: gjt@firjan.com.br

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.