A Região Serrana Fluminense abrange o município de Petrópolis, que concentrava 298 mil habitantes em 2015, o equivalente a 1,8% da população estadual. Em 2013 o PIB atingiu R$ 9,5 bilhões, respondendo por 1,5% do PIB estadual. Já o PIB industrial foi de R$ 2,5 bilhões (1,5% do PIB da indústria fluminense).
Com relação ao desenvolvimento socioeconômico, segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, Petrópolis recebeu conceito moderado, estando na nona posição do ranking estadual e na 531ª no ranking nacional. No que tange à responsabilidade administrativa, Petrópolis ocupou a 13ª posição no estado e a 359ª no país no Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) 2015, tendo recebido conceito B, indicando boa gestão fiscal.
A importância da indústria
A indústria responde por 26% do PIB da região, com destaque para o segmento de metalurgia e para as cadeias de vestuário e acessórios, alimentos e bebidas, têxtil, construção, mobiliário e produtos diversos. Para a próxima década, a expectativa é de aumento da atividade industrial na região, em especial nas cadeias de vestuário e acessórios, tecnologia da informação e comunicação (TIC), de alimentos e bebidas e da indústria aeronáutica.
Para que estas expectativas se tornem realidade e que, em 2025, a Região Serrana Fluminense esteja ainda mais consolidada dentro da economia fluminense e brasileira, muitos desafios precisam ser enfrentados e vencidos. Para que isso ocorra, o empresariado fluminense, através do Sistema FIRJAN, construiu a Agenda Regional Serrana Fluminense, parte integrante do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016-2025.
A Agenda aborda temas essenciais para garantir o crescimento industrial e socioeconômico, com propostas capazes de criar as condições necessárias para o desenvolvimento da Região Serrana Fluminense. A Agenda, além de apresentar propostas, identifica as formas pelas quais o Sistema FIRJAN vai atuar para que sejam implementadas e para garantir que a expectativa de desenvolvimento se torne realidade.
Conheça Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016-2025.