DEMANDA VALORIZA CURSOS DE SOLDADOR
Segundo Camilo Garrido, assessor do Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas de Petrópolis, o interesse pelos cursos de solda aumentou cerca de 30% de cinco anos para cá. O mercado de trabalho na cidade também é favorável: o município tem cerca de 150 empresas que utilizam esse tipo de mão de obra, 30 % delas de grande porte.
– Esse aquecimento está relacionado aos grandes investimentos programados para acontecer nos próximos anos. O mercado está estável, e mesmo as empresas que registraram algumas dificuldades no ano passado já estão em processo de recuperação. O salário também é bom. Um profissional com uns dois anos de experiência costuma ganhar em torno de R$ 2.500 – explica Garrido.
Com o objetivo de suprir essa demanda, o Senai de Petrópolis abriu um curso para formar diversos tipos de soldador. A próxima turma começa no dia 5 de fevereiro e termina em 17 de abril. A unidade de Nova Friburgo também abriu vagas para um curso gratuito de solda.
– No ano passado, montamos em Petrópolis uma sala de aula completa com equipamento de ponta, incluindo simuladores virtuais de solda – conta Antônio João Streva, pedagogo do Senai.
Fonte: O Globo Serra