DESAFIO #MANDAPROSENAI: ESTUDANTES VISITAM EMPRESAS E PROPÕEM SOLUÇÕES
Os estudantes conheceram na prática os problemas apresentados pelos empresários, com o propósito de buscar soluções para serem implementadas nas indústrias do setor metalmecânico.
Solange Carvalho, sócia-gerente da companhia e presidente do Sindvestul, acredita que o programa fortalece o setor e vê o Desafio como oportunidade para a criação de novos equipamentos: “A parceria é ideal, já que traz a possibilidade de suprir aquilo que a indústria nacional não tem. Não temos no mercado um aparelho que faça essa operação. A máquina vai dar maior competitividade ao produto, que vai chegar com menor preço ao público”.
Desenvolvimento
Em Nova Friburgo, Cláudio Tangari, diretor da MHS-Mecânica Hidráulica e Sistemas, recebeu os alunos em sua fábrica e falou sobre o ganho que empresários e alunos terão com o Desafio. “A proposta vem para mudar o processo de educação do SENAI, para que seja ainda mais voltada para a empregabilidade, mas com inovação. O resultado aumentará a competitividade e a produtividade das empresas por meio desse relacionamento com o Sistema S”, ressaltou Tangari, que também preside o Sindmetal.
O SENAI Niterói mobilizou mais de 20 alunos, que visitaram a BrasilAmarras, na Ilha da Conceição, onde conheceram como funciona a produção. Na avaliação de André Luiz Bastos, técnico em Segurança do Trabalho da empresa, o #MandaProSenai é uma oportunidade para implementar mudanças.
“Os desafios que apresentamos podem aumentar nossa produtividade e melhorar a qualidade e segurança no trabalho. Temos um mercado cada vez mais competitivo e sabemos que precisamos buscar melhorias”, pontuou Bastos.
Para Saulo dos Santos, aluno do curso Técnico em Mecânica, o contato com as empresas é fundamental para o desenvolvimento das soluções e para o sucesso do Desafio: “Estamos em fase de teoria e prática no aprendizado. Essa visita foi muito boa porque conhecemos como funciona a área de produção”.
Caio Menezes, aluno do curso Técnico em Automação Industrial, acredita que a experiência enriquecerá o conhecimento adquirido na sala de aula. “Temos a oportunidade de conhecer a realidade da empresa e ajudar a melhorar o processo de produção. Essa aproximação entre a indústria e o aluno é importante”, disse.
Soluções inovadoras
No Sul Fluminense, a empresa Nunes de Resende, fabricante de estruturas metálicas, peças especiais para indústria, também abriu as portas para os estudantes. Para o gerente de operações Felipe Nunes, o apoio do SENAI em um momento de recessão e baixa capacidade de investimento em inovação é fundamental para manter o desenvolvimento da indústria.
“Para nós, empresários, é uma chance de solucionar um problema e ao mesmo tempo reduzir custo. Para esses futuros profissionais, além da oportunidade de conhecer um novo ambiente de trabalho, o mais importante é o que eles vão aprender com a experiência de identificar problemas e buscar soluções”, defendeu Bastos.
Os alunos saíram das visitas com muitas ideias para solucionar os desafios apresentados. Luckas Ribeiro, do curso Técnico de Mecânica Industrial, explica que conhecer o desafio diário que a empresa enfrenta é fundamental para pensar soluções de maior eficácia: “Fabricar novas peças com o material que sobrou de outra etapa possibilita que o produto final seja vendido com custo menor”.
As visitas da segunda etapa do Desafio foram realizadas em maio.
Saiba mais sobre o Desafio #MandaProSENAI
Fonte: Sistema FIRJAN