FIRJAN LEVA EMPRESÁRIOS DE PETRÓPOLIS E TRÊS RIOS PARA VISITA AO PORTO DO AÇU
O grupo foi recebido pelo Gerente de Obras do Porto, Johnson Tatton, que esclareceu dúvidas sobre a infraestrutura e as operações do Complexo. Os empresários também puderam conhecer toda a estrutura do empreendimento. Eles visitaram o Terminal T1, dedicado à atividade offshore, que possui uma ponte de acesso de 3 km de extensão e 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo e o Terminal 2, para atividade onshore.
O Porto do Açu é um dos principais eixos de desenvolvimento do Norte Fluminense. Possui uma área de 90 km² e está localizado a aproximadamente 150 km da Bacia de Campos, onde quase 80% do petróleo brasileiro é produzido.
O empresário do ramo moveleiro e presidente do SindiMarcenaria, Paulo Noel, se surpreendeu com porte do empreendimento. “Quando estiver em pleno funcionamento, o porto do Açu será, sem dúvidas, muito importante para ampliar o desenvolvimento do estado Rio”, afirmou ele.
A presidente do Conselho de Empresários da Representação Regional da FIRJAN/CIRJ Serrana, Waltraud Keuper, se mostrou animada com a possibilidade de novas parcerias comerciais a partir da visita. “Nossa ideia é estreitar o relacionamento com a Regional Norte Fluminense para nos inteirarmos das demandas do Porto e proporcionarmos novos negócios para os empresários de Petrópolis”, declarou ela.
Para Carlos Henrique Lima, a visita já rendeu frutos. Representante de uma empresa de telas, ele já prospectou possíveis negócios. “Em conversa com a equipe do Porto, soube da possibilidade de inserir meu produto aqui como fornecedor. Foi o primeiro passo para uma futura parceria comercial”, concluiu ele.
Porto do Açu
O Porto do Açu, localizado em São João da Barra (RJ), conta com 90 km², divididos em dois terminais: o Terminal 1 (T1 – terminal offshore) e o Terminal 2 (T2 – terminal onshore), além de área para a instalação de unidades de empresas dos setores marítimo e industrial.
O T1 é dedicado à movimentação de minério de ferro e petróleo, com berços construídos em 3 km de cais. Em operação desde outubro de 2014, o terminal já recebeu mais de 100 navios de minério de ferro para a Anglo American (que opera em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais) e movimentou mais de 13 milhões de toneladas do produto. A Prumo e a Anglo American possuem uma joint venture, chamada Ferroport, que é formada 50% por cada companhia. No T1, também está localizado o Terminal de Petróleo (T-OIL), que possui capacidade para movimentar 1,2 milhão de barris de petróleo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Representação Regional FIRJAN/CIRJ na Região Serrana