Notícias

ÍNDICE APONTA PETRÓPOLIS COMO MAIS DESENVOLVIDA DA SERRA

 

A apresentação dos dados foi durante a última reunião da Comissão Intermunicipal da Representação da FIRJAN/CIRJ na Região Serrana. Equipe da Gerência de Estudos Econômicos do Sistema FIRJAN revelou mais detalhes sobre o desempenho de cada um dos sete municípios abrangidos pela unidade (Petrópolis, Três Rios, Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia, Areal e São José do Vale do Rio Preto) no IFDM, divulgado em dezembro.
 
Os números, que levam em conta dados de 2010, comprovam avanços: o índice da região melhorou 17% entre 2000 e 2010, em patamar levemente inferior ao do estado do Rio (24%). O IFDM leva em conta análise nas áreas de emprego e renda, educação e saúde.
 
A pesquisa mostrou que os avanços na região foram puxados pelos resultados nas áreas de educação e saúde, onde a região teve desempenho superior à média estadual. Os principais destaques foram Petrópolis – que manteve o maior IFDM da Região Serrana e o 13º maior do estado em 2010, assim como em 2000 –, Três Rios e Sapucaia – que apresentaram os maiores crescimentos na Região Serrana na última década (20%), com avanço nas três vertentes.
 
A evolução do IFDM de Comendador Levy Gasparian (19%) também refletiu no bom desempenho da região. O município conquistou boa avaliação em educação e saúde. Ainda de acordo com os números, São José do Vale do Rio Preto manteve o menor IFDM da região Serrana (0,6499), e Areal foi o município que menos avançou (11%), devido à estagnação na variável “Emprego & Renda”.
 
5ª edição do IFDM
 
Criado pelo Sistema FIRJAN para acompanhar a evolução socioeconômica dos 5.565 municípios brasileiros, o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) chegou em dezembro em sua 5ª edição.

 

Com periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM considera três áreas de desenvolvimento – emprego e renda, educação e saúde – e utiliza-se de estatísticas oficiais divulgadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Em 2012, os dados oficiais mais recentes disponíveis são de 2010, o que possibilitou uma análise detalhada das transformações sociais que marcaram o Brasil na primeira década dos anos 2000.

 

O estudo começou em 2008, comparando os anos de 2005 e 2000, e permite determinar com precisão se a melhora ocorrida em determinado município foi decorrente de medidas políticas ou apenas reflexo da queda de outro município. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.
 
Raio X da Região Serrana
 
Petrópolis: maior IFDM e IFDM-Saúde da Região Serrana
Emprego & Renda: Avançou, mas ainda moderado. Na região, atrás de Três Rios, ambos com alta geração de emprego. Ficou com o 13º maior IFDM do estado.
Educação: Maior avanço. Agora, acima da média estadual. Na região, atrás de Paraíba do Sul e Comendador Levy Gasparian (alto).
Saúde: Alto desenvolvimento. Melhores indicadores em consulta pré-natal (76%) e óbitos por causa mal definidas (4%).

 

Fonte: Diário de Petrópolis

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.