INDÚSTRIA DE PETRÓPOLIS GANHA PRÊMIO POR EXPORTAÇÃO
O prêmio, que está na sua 5ª edição, é baseado em dados oficiais do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e de Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv). Além da GE Celma, outras quatro empresas foram reconhecidas por suas atuações no setor no ano passado. O presidente da superpotência instalada na Região Serrana, Julio Talon, conta que, com o apoio dos governos Federal, Estadual e Municipal, foram criadas soluções para agilizar os processos de exportação e importação. “Entre elas está o RECOF, um regime especial concedido pela Receita Federal que permite o controle informatizado do processo de importação das peças usadas na revisão de motores“, explica Talon.
A expectativa da empresa, responsável pela revisão de motores de avião que chegam de todo o mundo, é a de crescer 5% ao ano até 2020. O desempenho das exportações, segundo a GE Celma está baseado em um tripé formado pelo custo competitivo, qualidade e prazo de entrega. A rapidez de entrega dos motores acontece principalmente em função da logística desenvolvida por um time designado especialmente a função. A logística adotada faz com que um motor saia de qualquer lugar do mundo e chegue à Petrópolis em aproximadamente sete dias.
A verticalização do processo também auxilia no desempenho com as exportações. Na empresa, 90% dos serviços são feitos dentro de casa, já que a GE Celma dispõe de equipamentos e alta tecnologia que geram empregos de alta qualificação na cidade. “Acreditamos que o resultado é fruto do investimento em pessoas. Em Petrópolis, temos uma parceria importante com o Senai, onde são formados os mecânicos de aviação. Também é fundamental o trabalho da Edapa, que possibilita aos profissionais terem a certificação da Anac e da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), onde são formados cerca de 70% dos engenheiros que trabalham na GE Celma“, diz o presidente.
O Prêmio Destaque na Exportação de Serviços aconteceu no Teatro Raul Cortez, em São Paulo (SP), no dia 29 de maio, e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, do presidente da GE no Brasil, Gilberto Peralta, e do Presidente da GE Celma, Julio Talon.
Fonte: G1