MANUAL DE GESTÃO AMBIENTAL PARA MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS
O evento terá palestras de especialistas do Sistema FIRJAN, que vão mostrar como bons exemplos de sustentabilidade em grandes empresas podem ser disseminados para a cadeia de fornecedores. Essas práticas podem ajudar os fornecedores, por exemplo, a reduzir o desperdício. Eles também vão alertar os micro e pequenos empresários sobre a importância da gestão ambiental, que pode refletir em oportunidades de negócio.
“As maiores empresas do País estão disseminando a cultura da gestão ambiental em sua cadeia de valor e dão preferência a fornecedores atentos às questões ambientais”, explica Luis Augusto Azevedo, gerente de Meio Ambiente do Sistema FIRJAN.
Política Nacional de Resíduos Sólidos, gestão da água e efluentes e Produção Mais Limpa, são outros temas abordados pelos palestrantes. Quem assistir ao evento receberá, gratuitamente, o Manual de Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas, produzido pela Gerência de Meio Ambiente do Sistema FIRJAN.
Mais informações e inscrições para a palestra podem ser obtidas pelos telefones 0800 0231 231 e 4002-0231 e pelo e-mail faleconosco@firjan.org.br.
Saiba mais sobre o Manual de Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas
O Manual de Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas, produzido pelo Sistema FIRJAN, reúne informações importantes sobre o setor, que podem ser úteis principalmente aos pequenos empresários . “Muitas empresas vêm evoluindo na gestão ambiental de suas atividades. Observamos que empresas de maior porte, e que, portanto, têm mais recursos disponíveis – financeiros e humanos – são normalmente as pioneiras neste quesito. Empresas de menor porte, no entanto, vêm sendo cada vez mais cobradas por uma atuação ambientalmente adequada; devem estar licenciadas, gerir seus resíduos, minimizar as perdas de seus processos. Esta é uma demanda crescente advinda principalmente de grandes clientes e de órgãos ambientais”, explica a analista de Meio Ambiente da federação das indústrias, Carolina Zoccoli.
Ela explica que o Sistema FIRJAN planejou este trabalho focado em micro e pequenas empresas porque as exigências ambientais direcionadas a empresas de menor porte são bastante diferentes das obrigações voltadas às grandes empresas. “Portanto, um trabalho com foco e linguagens adequadas ao pequeno empresário eram necessários para atender melhor a este público. O manual foi uma ideia que tivemos pois sintetiza as informações, faz referência às leis relacionadas e pode ser consultado pelo empresário a qualquer momento”, destaca.
O manual tenta desmistificar a ideia de que a gestão ambiental é algo complexo demais para as empresas de menor porte. “Costumamos dizer que a principal preocupação do micro e do pequeno empresário é a de “fechar o mês com saldo positivo”. O pequeno empresário ainda vê a gestão ambiental como mais uma burocracia, que para ele não é prioridade. O que queremos mostrar é que, com menos esforço do que se imagina, é possível atentar às questões ambientais relacionadas à atividade e tratá-las com medidas simples e, muitas vezes, pouco custosas. A gestão ambiental nas MPEs ainda é um diferencial de mercado, e é preciso aproveitar esta oportunidade enquanto as cobranças a estas empresas ainda é menos rígida do que as cobranças a empresas de grande porte”, finaliza.
Fonte: Sistema FIRJAN – Assessoria de Imprensa Representação da FIRJAN/CIRJ na Região Serrana