Notícias

NÃO CONTRIBUINTES DE ICMS DEVEM SOLICITAR BAIXA DE INSCRIÇÃO ESTADUAL

Conforme previsto nas resoluções 861 e 862, o pedido deve ser feito pelas prestadoras de serviços listadas no anexo da norma, além das empresas de construção civil e empreiteiras de obras inscritas no cadastro de contribuintes, que não realizem qualquer atividade que caracterize a ocorrência do fato gerador do ICMS.

No mesmo prazo, os estabelecimentos classificados como “unidade auxiliar-escritório administrativo”, que exerçam somente atividade administrativa, deverão apresentar pedido de baixa, de acordo com a Resolução Sefaz nº 868. Já os escritórios que adquiram, em operação interestadual, mercadoria para uso e consumo, ou ativo fixo destinado às unidades operacionais não devem fazer a solicitação de baixa de inscrição. Essas empresas precisam transmitir formulário eletrônico para alterar sua classificação para unidade operacional.

A Resolução Sefaz nº 865 determina que contribuintes com inscrições estaduais distintas vinculadas a um único CNPJ deverão, também até 31 de julho, transmitir formulário eletrônico para alterar os dados de uma delas, incluindo até duas atividades secundárias, e solicitar baixa da outra inscrição. No cadastro que ficará ativo deverá constar a atividade economicamente preponderante do estabelecimento, com até duas atividades secundárias, eleitas em razão de sua relevância dentre as demais porventura exercidas.

Saiba mais:

Clique aqui e acesse a Resolução SEFAZ nº 887.

Clique aqui e acesse a Resolução SEFAZ nº 861.

Clique aqui e acesse a Resolução SEFAZ nº 862.

Clique aqui e acesse a Resolução SEFAZ nº 865.

Clique aqui e acesse a Resolução SEFAZ nº 868.

Fonte: Sistema FIRJAN

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.