PARTICIPAÇÃO DA FIRJAN NA OTC TERMINA COM GRANDES OPORTUNIDADES
O Sistema FIRJAN apresentou ao público, em concorrido estande, soluções integradas nas áreas de Solda, Ambiental, Automação e Simulação, que permitem a integração das expertises dessas áreas, acumuladas em mais de 70 anos de desenvolvimento tecnológico.
O diretor de Relações com o Mercado do Sistema FIRJAN, Alexandre dos Reis, destacou a receptividade dos visitantes às soluções integradas. “Recebemos em nosso estande empresas de diversos países, inclusive do Brasil, que ficaram impressionados com o exemplo que trouxemos de soluções integradas aplicadas às fases de projeto, construção e operação de uma FPSO”, ressaltou.
Estiveram no estande do Sistema FIRJAN representantes da Petrobras, Odebrecht Oil and Gas, GE, ABIMAQ, FMC, Ocean Pact, Rapsol, Tacor, Halliburton, Acer, Sonangol, Aker Solutions, entre outras empresas e representantes de entidades governamentais americanas e brasileiras.
O gerente executivo do Centro de Tecnologia SENAI Solda, Maurício Ogawa, também ressaltou a importância da participação no evento. “Os estandes estão mais elaborados e a quantidade de visitantes foi muito maior do que no passado. Acredito a nossa mesa com a explicação da solução integrada foi muito interessante e consolidou nosso nome na OTC”, disse o gerente Maurício Ogawa sobre mesa interativa disponibilizada no estande, em que foi possível apresentar os cases em versões em português e inglês.
Já o coordenador tecnológico do Centro de Tecnologia SENAI Automação e Simulação, Sérgio Villareal, falou sobre as oportunidades de colaboração internacional. “Na OTC é possível ver o que o mundo está pensando, ter uma visão internacional e também apresentar os diferenciais do Brasil. Fizemos vários contatos nesses quatro dias que certamente poderão resultar em colaboração para o desenvolvimento tecnológico entre universidades e empresas de outros países. Nossa presença aqui foi importante, pois estamos sendo reconhecidos como um player importante no mercado”.
A OTC 2013 mostrou também a preocupação das empresas do setor de petróleo e gás com questões ambientais. Pelo estande do Sistema FIRJAN passaram executivos interessados nos aspectos de redução de riscos ambientais e projetos voltados para a segurança.
“A minha percepção é que cada vez mais a sustentabilidade está em pauta no mercado, por isso a busca por soluções como a que apresentamos durante a OTC tem crescido muito”, destacou o gerente do Centro de Tecnologia SENAI Ambiental, Paulo Furio.
Negócios Brasil – Texas
O vice-presidente do Sistema FIRJAN, Raul Sanson, apresentou na Brazil-Texas Chamber of Commerce (Bratecc) 2013, evento paralelo à OTC, os grandes investimentos do setor de Petróleo e Gás no Brasil.
O evento, realizado no Westin Galleria, também contou com palestras de Magda Chambriard, diretora geral da ANP; Paulo Alonso, assessor da presidência da Petrobras para Conteúdo Local e coordenador executivo do Prominp; Bráulio Bastos, gerente executivo de Engenharia para Empreendimentos de Exploração e Produção, diretor do Departamento de Petróleo e Gás do BNDES; e Bruno Muso, superintendente da ONIP.
Fonte: www.firjan.org.br