SENAI PETRÓPOLIS INSCREVE PARA CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Segundo o técnico em Educação do SENAI Petrópolis, Marcelo Emmel, o aquecimento do setor de construção civil no Estado do Rio – consequência dos investimentos que vêm sendo feitos principalmente por causa da Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, vem aumentando a demanda por profissionais dessa área.
“O técnico em segurança do trabalho tem como função inspecionar locais, instalações e equipamentos da empresa. A intenção é observar as condições de trabalho para determinar fatores de riscos de acidentes, estabelecer normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações – de equipamentos e instalações – para prevenção de possíveis acidentes”, explica Marcelo, acrescentando que a melhor maneira de reduzir gastos da empresa é investir na prevenção de acidentes.
Para ele, o mercado de trabalho apresenta boas perspectivas para quem atua nesse ramo. “As empresas estão percebendo que investimentos em segurança do trabalho garantem retorno, com uma redução drástica no número de causas trabalhistas. Também reflete diretamente na satisfação dos empregados, destaca. Ele lembra também que certificações relativas a qualidade e meio ambiente também influenciam significativamente para o aquecimento no mercado.
“A ISO 9.000 e a ISO 14.000, por exemplo, são requisitos necessários para participar do comércio globalizado de forma competitiva, exigindo da empresa uma gestão voltada para a qualidade de produtos, serviços e de vida no trabalho”, lembra o técnico em Educação do SENAI Petrópolis.
O curso do SENAI prevê 1.200 horas de aula na fase escolar e mais 120 horas de estágio supervisionado. As inscrições devem ser feitas diretamente na unidade do SENAI em Petrópolis, na Rua Bingen, 130. É possível obter informações sobre preços e horários pelo telefone 0800 0231 231.
Fonte: Sistema FIRJAN – Assessoria de Imprensa Representação da FIRJAN/CIRJ na Região Serrana