SINDMMEP PARTICIPA DE MISSÃO SINDICAL AO JAPÃO
Organizada pelo Movimento Sindical e o Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema FIRJAN, a ida à JIMTOF fez parte da programação da missão que tem como objetivo a prospecção de inovações tecnológicas e o contato com diferentes práticas voltadas para gestão, capacitação e processos.
A viagem começou por Nagoya, com a visita à empresa Yamazaki Mazak Corporation, uma das maiores produtoras de máquinas de corte de metal controladas por computador. Em seguida, o grupo foi conhecer a unidade da Toyota na cidade, fabrica que é uma referência mundial no sistema de gestão de produção.
“O Japão está aplicando na prática o que o Brasil só conhece na teoria. Vimos que as linhas de montagem estão interligadas. Se um funcionário atrasa o seu trabalho, a fábrica para. Aprendi bastante sobre isso e pretendo implantar o que for possível logo”, disse a presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico de Petrópolis (SINDMMEP), Waltraud Keuper.
Os empresários também estiveram na Toyoda Gosei, empresa do grupo Toyota que é a maior fabricante de peças e sistemas da montadora, e na KTX Corporation, especializada no processo metalúrgico de moldagem de peças e objetos a partir da deformação mecânica do metal.
Além das visitas técnicas às fabricas, os empresários tiveram a oportunidade de ir à Hida, instituição responsável por promover a cooperação técnica entre o Japão e países em desenvolvimento oferecendo atividades de treinamento gerencial e técnico no país ou fora dele.
Eles conheceram ainda o Instituto de Treinamento Vocacional de Nagoya, escola voltada para a formação de profissionais da indústria por meio do desenvolvimento de habilidades pessoais específicas nas áreas de atuação.
Ao fim da missão, o grupo conheceu o Toyota Museum of Industry and Technology, espaço onde a famosa marca de carros conta a história da tecnologia de fabricação japonesa.
Fonte: Sistema FIRJAN